… em como é não enxergar.

Padrão

Uma irritação nos olhos me deixou na semana passada três dias praticamente sem enxergar. Míope, com mais de seis graus em um olho e mais de sete em outro, não é possível ver nada com nitidez a um palmo de distância do nariz. Sim. Um palmo. Sem lentes de contato ou óculos, sou uma negação. Com os óculos sem uma das lentes, não tinha como usá-los – a não ser em casa, por causa da situação ridícula que eu me encontrava com eles. E, para os novos, era preciso conferir o grau antes. Imagine a minha dificuldade!

Pois bem. Já na segunda-feira, tive que sair – de ônibus. Foi um tira-e-põe de óculos sem fim. Põe para atravessar a avenida. Tira quando chega no ponto. Põe de novo para ver o nome do ônibus que se aproxima. Tira dentro ônibus. E assim cheguei até onde precisava. Na volta, já na lotação, escuto “nossa! Que coincidência, hein?”. Sem distinguir o rosto da pessoa, o cérebro faz um esforço para identificar rapidamente quem era o dono da tal voz. Devidamente reconhecido, vamos conversando até o momento dele descer.

À tarde, com meu marido, vou até o banco. Ele sempre à frente, claro, para que eu não pagasse nenhum mico. Enfim, enquanto aguardávamos o atendimento, meu marido fazia testes para saber o que eu enxergava ou não. Terrível! O pior é que ele ainda ria quando eu perguntava coisas do tipo “onde” ou “cadê” ou ainda “do que você está falando?”. Assim que nos chamaram, fomos até a mesa conversar com o atendente. A área onde ficam as mesas é diferenciada por ser acarpetada. Evidente que vi a diferença de cor, mas não sabia se tinha um degrau ou não ali. Pra mim, tinha. Mas na verdade, não. Ergui um pouco mais o pé e dei aquele passo todo estranho porque estava no mesmo nível. “Será que alguém viu?”.

Mas angústia mesmo é ver apenas uma mancha preta no lugar dos olhos das pessoas. Ainda mais para mim, que considero o olho-no-olho em uma conversa fundamental.

Nesse mesmo dia, ainda encontramos uns amigos da igreja. Eu perguntava baixinho para o meu marido: “O fulano está aí, né? A beltrana? Acho que é a voz dela”. Tiver que reconhecer a todos pela voz. Ah! E conhecer a voz de outros também, porque o rosto mesmo, só vi como era ontem, quando nos encontramos novamente.

Depois de tudo isso, ter retornado ao oftalmo e dilatado as pupilas, fiquei sabendo que sou um pouco menos míope do que pensava. Até então, sabia que os meus graus eram 8 e 8,5. Como falei no início, um dos olhos é 6,75 e no outro 7,25. Mas isso não minimiza a minha dificuldade em não enxergar.

Fiquei pensando naquelas pessoas que um dia tiveram visão e, por algum motivo, hoje não a tem mais. Por causa disso é que até hoje não tive coragem para operar. Mesmo conhecendo pessoas que fizeram e sabendo que a cirurgia é bem simples. Fico imaginando como deve ser não distinguir as cores, não contemplar uma paisagem, não ver rostos, não poder admirar um quadro, não saber como é a decoração de algum lugar, não saber como é a roupa que visto, como está o meu cabelo ou a minha maquiagem… Coisas simples, do dia a dia. Complicado mesmo seria passar pela mesma situação que os personagens de José Saramago no livro “Ensaio sobre a cegueira”. Sei que se trata de uma ficção em que o escritor vai ao extremo, retratando uma cidade inteira que perde repentinamente a visão.

Preciso dizer que não enxergar não é o fim do mundo. Seria injusto da minha parte apenas reforçar o lado negativo. Alguém até poderia perguntar: “e por acaso há algo de bom em ser cego?”. Infelizmente não tenho contato com alguém próximo e não sei de fato como é viver assim. Evidente que é necessário se adaptar a essa realidade, como aprender a ler em braile, por exemplo. Sem contar a capacidade auditiva e a sensibilidade tátil que aumentam consideravelmente.

No fim, acho que tudo é uma questão de como encaramos as dificuldades e de como abraçamos as oportunidades que aparecem. Fazer da vida um peso ou uma alegria, só depende de nós mesmos.

Deixe um comentário

