Hum… e se eu fosse atleta?

Padrão

Quem me conhece, sabe que eu sou grande admiradora de esportes em geral. E não apenas uma admiradora. Amo uma bola, seja ela qual for! Curto correr, nadar, pedalar, pular corda, andar de patins, fazer trilha, “puxar ferro”, ou ainda aquelas aulas de step, alongamento, box e body qualquer coisa! Deve ser genético, já que sou filha de professores de Educação Física e de um pai que foi atleta – sim, tenho o maior orgulho de dizer que meu pai fazia atletismo, representava a cidade de Bauru na época da faculdade e tem uma caixa cheinha de medalhas!

Meu pai teve uma escolinha em que dava aulas de futebol society e de vôlei, e é claro, eu praticava os dois quando criança! Mais tarde, na época do que chamávamos de colegial, fiz parte dos times de vôlei e de futsal. Parei no 3º ano, quando fui para o cursinho. E, infelizmente, toda essa prática esportiva acabou quando entrei na faculdade. Não por vontade própria, mas porque é algo que faz parte do colégio. Depois dessa fase, ou você continua praticando no clube em que é sócio – este não era o meu caso – ou parte para alguma academia – que foi o que aconteceu.

Mas é nessa hora que eu invejo os homens. Eles sempre dão um jeito de jogar bola – alugam quadra, vão à noite, aos fins de semana. Quantas mulheres você conhece que conseguem se organizar e jogar toda semana uma partida de qualquer coisa? Sinto falta disso! A maioria das mulheres que conheço não está nem aí para nada. Reclamam que querem emagrecer, comem um tequinho de nada, mas quando se fala em fazer exercício…

Depois que casei, me vi envolvida com várias outras atividades que passaram a ocupar o meu tempo. Não. A culpa não é do casamento. Também tenho ensaios e outros compromissos durante a semana.

Às vezes me peguei pensando como teria sido se eu tivesse escolhido ser atleta. Na verdade, essa nunca foi uma opção. O rumo natural da vida é concluir o colégio, prestar vestibular, cursar uma faculdade e seguir em alguma profissão. Embora eu sempre gostasse, não fui – e nem sou – uma pessoa impetuosa e teimosa para certas coisas.

Quando soube que era possível treinar atletismo no Ibirapuera, não fui. Ainda não andava de ônibus sozinha e, menina caçula, sabe como é. Mas se eu tivesse ido, talvez tivesse penado, porque infelizmente não é um esporte valorizado (ao contrário do que acontece na Jamaica, do Usain Bolt e Asafa Powell. Veja o vídeo). Mas pode ser que eu tivesse me dado bem! Ainda mais com o mesmo tipo físico do meu pai! Teria me saído uma excelente fundista (atleta que compete provas de distâncias mais longas, como 400m, 800m, 1.500m)!

Usain Bolt, considerado o homem mais rápido do mundo ao percorrer 100m em apenas 9s58

Mas a minha paixão mesmo era o vôlei! Aliás, continua sendo! Quando criança, uma amiga do meu pai arrumava ingressos para os jogos da seleção brasileira masculina no Ginásio do Ibirapuera. Torcia e gritava tanto que voltava rouca para casa. Uma vez, um tio veio para São Paulo fazer um curso e não sei onde ele encontrou todo o time. Sabendo da sobrinha torcedora, ele chegou em casa com os autógrafos do Marcelo Negrão e do Maurício – algo que ainda guardo, muito mais pelo carinho do meu tio.

Paula Pequeno: de igual para igual só com salto de 11 cm

Se eu jogasse hoje, talvez fosse líbero. Com os meus 1,74cm, embora alta para a média das mulheres, seria baixinha. Nem levantadora mais daria. As da seleção atual tem 1,84 cm (Fabíola) e 1,88 cm (Ana Tiemi). Uma vez encontrei a Paula Pequeno – que de pequeno, só no nome mesmo! – e só não fiquei olhando para cima porque estava no alto da minha sandália anabela de 11 cm!

O fato é que me formei em jornalismo, me aventuro com costuras de bolsas em tecido, acessórios e afins e como professora de piano e não sou frustrada por não ter feito uma carreira no esporte. O esporte é algo que está no sangue e, pra mim, o que importa é praticá-lo.

Deixe um comentário

