Para todos e não só para a Geração Y

Padrão

Praticamente qualquer revista ou jornal que você pegue para ler ou qualquer site que você acesse, estará lá: “Comportamentos da Geração Y…”, “Jovem da Geração Y… ”, Geração Y isso, Geração X aquilo. E no evento que participei ontem não foi diferente. Um dos debates a que assisti teve como tema “As principais causas que mobilizam as gerações X e Y e como engajá-las”.

Sinceramente, tanta coisa já foi dita – e escrita – a respeito deste assunto que não ouvi nada de novo ali. No entanto, quero chamar a atenção para um ponto que não está necessariamente ligado a uma geração específica. Algo básico, mas que não costuma acontecer.

A discussão ocorria em torno dos assuntos que engajam os “Xs” e os “Ys”. Um dos convidados comentou que eles se envolvem com as questões ambientais mais por pressão da mídia. Já os motivos que levam outros a abraçar causas sociais geralmente vêm de família.

Em seguida, o outro convidado comentou que a Geração Y tem necessidade de um feedback imediato e constante e que, portanto, precisa ver os resultados para continuar engajado. Concordo e amplio isso. Qualquer pessoa precisa saber quais são os objetivos, aonde se quer chegar e o que se espera dela para que determinado trabalho faça sentido. E, nesse processo, o acompanhamento das ações e o feedback são essenciais. Ou seja, tudo se resume à comunicação. Não importa a maneira ou em que plataforma ela se dará. Ela só precisa existir.

Tudo bem que Comunicação não é algo tão simples quanto parece; envolve uma série de fatores. Mas se você quer – ou precisa – do comprometimento de alguém, basta responder para quem se pretende convencer as perguntinhas básicas que todo jornalista faz na hora de escrever o lide – primeiro parágrafo com as informações principais de uma matéria -: o que, quem, quando, onde, como e por que. Lembre-se: você consegue o envolvimento das pessoas a partir do momento em que elas compram uma ideia. E, para isso, elas precisam de informação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s