A Coca-cola agradece

Padrão

A minha ideia hoje era falar sobre outro assunto, mas como as pessoas continuam comentando sobre a promoção “Leve dois, pague um”, da Pepsi, não vi como fugir dele. Então, vamos lá.

Se a intenção da AmBev era acabar com o estoque do refrigerante, parabéns. Conseguiram! Em alguns lugares, o produto acabou em poucas horas. Por outro lado, se o objetivo era alavancar as vendas e ampliar a sua fatia no mercado – o tal do market share -, também deu certo! Só que beneficiou também a principal concorrente, a Coca-cola. Na falta da Pepsi, ela acabou indo parar nos carrinhos dos clientes, já que os estabelecimentos tiveram que incluir outros refrigerantes para que o consumidor não fosse prejudicado.

Acredito que a AmBev tenha levado um bom tempo planejando essa promoção, considerando, inclusive e principalmente, a questão logística. Mas um detalhe que chamou a minha atenção foi a possibilidade de o cliente poder levar até 24 unidades pelo preço de 12. Sempre que fazem algo do tipo, os supermercados limitam a quantidade de produto por cliente, assim como a Pepsi fez. Mas não chegam colocam um número tão alto assim. Logo, era de se esperar que o refrigerante acabasse rapidinho!

No fim das contas, apesar das inúmeras manifestações de consumidores que não conseguiram participar da promoção, o resultado foi bom para a AmBev que viu seus refrigerantes sumirem das prateleiras, bom para o Grupo Pão de Açúcar, que vendeu um monte, e para a Coca-Cola, que além de tudo não gastou um centavo e ainda saiu ganhando.

 

 

Anúncios

Uma resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s