Elias Pereira Barbosa. Esse é o meu pai.

Padrão

Uma das recordações da minha infância são os passeios no Ibirapuera que meu pai fazia comigo e com o meu irmão. Os nossos sábados pela manhã eram sagrados, principalmente depois que ganhamos as nossas bicicletas.

Eu devia ter uns quatro anos quando ganhei a minha azul. Como toda criança, as rodinhas estavam lá para nos ajudar no equilíbrio. Mas não muito tempo depois, meu pai tirou uma delas e, como era de se esperar, passei a colocar todo o peso para a rodinha que permanecia ali.

Não sei quanto tempo andei assim até presenciar algo inusitado. Tanto tempo depois, a cena ainda é nítida na minha memória. Ele abriu o porta-malas do carro e colocou a bicicleta do meu irmão dentro. Em seguida, com uma ferramenta, afrouxou a única rodinha da minha bicicleta e guardou também. Olhei aquilo e só pensei o que ele estava fazendo. Entramos no carro e fomos até o parque.

Chegando na entrada, a da rua IV Centenário, ele se abaixou, tirou a rodinha e disse simplesmente: “pode andar”. Eu devo ter feito aquela “cara de ué”, mas não falei nada. Um pouco insegura, montei na bicicletinha e pedalei. Direitinho, sem cair! Fui até lá na frente e dei uma volta enorme e voltei com o sorriso de orelha a orelha por ter conseguido.

Não me lembro da reação dele na hora ou se falou alguma coisa. O fato é que essa foi uma das experiências mais marcantes que tive com ele. Hoje, olho para trás e vejo que ele preparou o caminho para mim e que no momento certo me deixou livre para seguir. Ele acreditou e confiou em mim. E eu sabia que ao olhar para trás ele estaria ali, pronto para o que eu precisasse.

Conto essa história hoje porque é aniversário dele e faço questão de deixar público o amor, carinho, admiração, respeito e orgulho que sinto por ele. Parabéns, pai.

»

    • Vale, prima! Como ele não usa o computador e muito menos a internet, pediu pra eu imprimir. “Se eu bem te conheço, você vai mostrar para todo mundo na escola”, falei. Resposta: “Lógico!”

Deixe um comentário

