Um mundo de conhecimento

Padrão

Buscando inspiração para o post, resolvi dar um pulo na biblioteca aqui do trabalho. Mal saí da sala, já sabia o que escrever. Minha amiga, formada em Educação Física tem razão: quando você tiver dificuldade para escrever, dê uma volta! Oxigena o cérebro e as ideias vêm.

Trabalho na universidade em que me formei e só hoje consigo enxergar as oportunidades que perdi deixei de aproveitar. É claro que tenho esse entendimento porque a minha cabeça não é mais a de uma adolescente de 17 anos, idade que tinha quando comecei o curso. Enquanto estamos estudando, nos fechamos no nosso mundinho, só pensamos nas nossas coisas e deixamos de olhar em volta.

Tudo bem que agora eu tenho uma visão muito mais ampla porque trabalho na área de comunicação e todas – ou quase todas – as atividades que acontecem acabam passando por lá. Mas na época, eu também não demonstrava interesse por muitas iniciativas, da mesma maneira que enxergo a mesma falta de interesse nos estudantes de hoje.

Ontem acompanhei a gravação de uma entrevista de uma de nossas professoras para uma TV aqui da região do ABC. O programa é sobre a situação atual do ensino e as condições de trabalho dos professores e será exibido na véspera do Dia dos Professores.

Ao comentar sobre a formação dos professores da rede pública, ela disse que, por estar numa universidade, teve mais facilidade nesse aspecto e pode se aprimorar de maneira continuada. Essa fala me fez voltar alguns meses, quando comecei nesse trabalho. Um dos meus planos era aproveitar a biblioteca e dedicar pelo menos um dia da semana aos estudos. Já se passaram oito meses e ainda não fiz isso nenhuma vez! Decidi que é hora de resgatar e de mudar isso.

Acabei não pegando nenhum livro, pois me peguei totalmente despreparada. O que vou estudar? Vou começar por onde? O que eu quero saber? Vou procurar alguma coisa relacionada à minha área ou vou buscar informações sobre outros assuntos? São tantas informações sobre tantos assuntos que, por enquanto, o que sei é que esta oportunidade eu não posso – e não vou – perder.

Deixe um comentário

