Atitude vergonhosa

Padrão

Acabo de ler que a Rosinha Matheus, prefeita de Campos dos Goytacazes (RJ) resiste à cassação e que só deixa o cargo presa. Eu nem deveria ficar inconformada com isso, porque esse é um comportamento comum entre os nossos políticos. Mas não vou deixar de ficar indignada com absurdos como esse.

Após ter seu mandato cassado anteontem pelo Tribunal Regional Eleitoral, ela simplesmente passou a noite acampada na prefeitura. Motivo de sua condenação: suposto abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação na campanha na qual se elegeu, em 2008.

*   *   *

Ontem o comandante da Polícia Militar do Rio, Mário Sérgio Duarte, pediu exoneração do cargo após a prisão do tenente-coronel Cláudio Luiz de Oliveira, suspeito de ser o mandante da morte da juíza Patrícia Acioli, no mês passado. Ele assumiu parte da responsabilidade no caso por ter nomeado Oliveira para o cargo.

*   *   *

 O que uma coisa tem a ver com a outra? O primeiro exemplo é um caso político, o segundo, envolve uma corporação, duas coisas bem distintas. No entanto, assemelham-se nas atitudes.

Achei digna a decisão do comandante. Mesmo não tendo envolvimento direto com o caso do assassinato da juíza, ele se sentiu responsável pelo acontecido. Ninguém o obrigou, ninguém pediu – pelo menos não que a gente saiba – para que ele deixasse a função. Atitude semelhante à dos japoneses, que têm a honra em grande estima.

Evidente que a Rosinha não assumiria os seus erros, mas é um absurdo total não acatar a decisão de uma instância superior! Se ela optou por recorrer e aguarda a decisão de uma liminar, que cumpra o que foi determinado. Era o mínimo que ela deveria fazer.

Finalizo com duas palavras: sinto vergonha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s