Aprendendo a entender as pessoas

Padrão

“Relacionamentos se quebram porque não percebemos a diferença entre ideal e real. Lembre-se: o outro também está em construção. Isso é real.” Essas sábias palavras são do meu pastor de Bauru, o Edson Valentim.

Isso me fez pensar no quanto ainda temos que aprender. Aprender a não olhar para o nosso próprio umbigo e a, principalmente, nos colocar no lugar dos outros. Anteontem mesmo, estava comentando sobre isso com meu marido. A gente sofre porque não entende a forma de amar e de agir do outro. E a verdade é que, muitas vezes, não fazemos nem um pinguinho de esforço para entender. Isso é válido para qualquer tipo de relacionamento, pessoal – entre amigos, namorados, marido e mulher – e profissional.

Uma das maneiras que aprendi isso foi com o livro “As cinco linguagens do amor”, de Gary Chapman. É muito bacana, porque você passa a enxergar qual a linguagem mais usada pelo outro. Por exemplo, “palavras de afirmação”. Tem gente que precisa de reconhecimento, de elogio e que sofre horrores se recebe uma resposta “meio atravessada” ou com uma crítica negativa. Tem também a “qualidade de tempo”, que é sinônimo de estar junto, seja em algum passeio ou em casa, fazendo nada, mas juntos. E eu adoro isso!

Há alguns anos trabalhei em uma empresa onde tive a oportunidade de participar de um treinamento que falou sobre os perfis comunicacionais. É interessante observar como existem pessoas que são racionais, outras práticas; há os emocionais e ainda aqueles que gostam de refletir. Unindo essas características, você chega a alguns perfis. Não me lembro agora da definição que deram, mas é possível identificá-los pela maneira como se comportam, falam, se vestem. Isso ajuda bastante quando você precisa lidar com o outro. Depois desse treinamento, passei a mais direta, objetiva e a ter todos os argumentos na ponta da língua na hora de levar algum orçamento para a aprovação do responsável pelo financeiro. =)

Percebi que quando se entende a maneira como outro se expressa e demonstra a sua forma de amar, a vida fica muito mais fácil!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s