Em construção

Padrão

Trabalhar numa universidade, ainda mais na área de comunicação, tem as suas vantagens. Não é raro acompanhar eventos e palestras interessantes. Ontem mesmo tive o prazer de ouvir a professora Roseli Fischmann. Ela é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Metodista e também dá aulas na USP.

O evento era para as equipes pedagógicas dos colégios e, antes das oficinas, houve um momento para reflexão a partir de um tema. A professora falou sobre Identidade, Memória e Projeto.

Resumidamente: a identidade está num constante processo de elaboração, construção. Um exemplo que ela deu foi de duas pessoas que não se veem há cinco ou dez anos. Quando se encontram, há desencontros também, porque as pessoas que estão frente a frente não são as mesmas que se conheceram antes. Outro ponto importante: “identidade não é imagem”. Quem lida com administração, comunicação ou marketing sabe bem disso. =)

A memória, por sua vez, é organizada por cada um de uma maneira diferente e pode ser transformada pelo o que os outros nos trazem. Precisamos deles porque eles nos ajudam a preencher lacunas que ficaram na nossa memória. Assim, muitas coisas que não entendíamos passam a fazer sentido.

Já o projeto… Ah, o projeto! Você passa a vivê-lo no instante que o faz. Se você pensa em comprar uma casa, é como se você já morasse nela. Imagina os móveis, a disposição em que tudo ficará.  Ele é o presente e move você para concretizá-lo. “O projeto anima o presente, amparado pelo passado, iluminando o futuro.”

Pensei em várias coisas enquanto a ouvia – em uma conversa que tive nas férias com uma prima sobre querer escrever um livro sobre a família, no meu apartamento que está construindo, nos meus planos profissionais…

Às vezes temos dificuldade em finalizar um texto, como é o caso deste post. Acho que o motivo é simplesmente porque este assunto não está encerrado para mim. Ainda há muito o que elaborar, definir, colocar no papel e, principalmente, fazer.

Anúncios

Uma resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s