A intenção é mesmo ajudar o planeta?

Padrão

Desde que se começou a falar no banimento das sacolinhas plásticas dos supermercados, os argumentos que escuto são o da sustentabilidade e o de “ajudar o planeta”. E muitos têm defendido a iniciativa já adotada na cidade de Jundiaí.

Como moro perto do trabalho, acabo fazendo muita coisa a pé, e uma delas é passar no mercado quando falta algo. Ontem mesmo foi um dia desses. Só depois que já estava lá é quem lembrei que o Extra não disponibiliza mais as benditas – se bem que nesse quiprocó todo elas viraram malditas. Não, eu não tenho uma dessas sacolas retornáveis que eles vendem – e, sinceramente, me recuso a comprar. E já explico o porquê. Resultado, andei quatro quadras e atravessei um parque carregando tudo em uma caixa.

Por que sou tão turrona neste assunto? É simples. Não concordo com esse acordo entre os supermercados e o governo. Desculpe, mas as sacolinhas não sumirão de beiras de rios, por exemplo, como num passe de mágica. Elas apenas serão substituídas por qualquer outra. Afinal, elas continuam sendo distribuídas em padarias, farmácias, feiras e nos mercados menores. E, mesmo que fossem completamente abolidas, elas só mudariam de cor, porque as pessoas seriam obrigadas a comprar sacos de lixo em vez de reaproveitar as que utilizariam em suas compras. Com essa medida, apenas trocam 6 por meia dúzia. E sem contar nas outras trocentas embalagens plásticas de arroz, feijão, açúcar, garrafas pet etc., etc., etc…

Se querem continuar defendendo esse discurso de “ajudar o planeta”, deviam no mínimo, providenciar uma coleta seletiva eficiente. (Veja aqui um exemplo do que não deveria acontecer).

Em tempo: sou super a favor de medidas sustentáveis, separo lixo reciclável e evite ao máximo o desperdício de água 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s