Medindo as palavras

Padrão

Outro dia estava pensando sobre o que escrever aqui blog. Não que eu não tivesse assunto. Aliás, há tanta coisa passando pela minha cabeça…! Mas que prefiro não colocar aqui. Por quê? Por causa de coisas como essa aqui: Perfil do Facebook pode refletir desempenho profissional, diz estudo.

Um dos pontos mencionados nessa notícia, publicada no Valor Econômico hoje, diz o seguinte: “Um exemplo de como o perfil na rede social pode ser relevante para o mapeamento da personalidade é a relação entre receptividade e curiosidade intelectual com a variedade de livros, citações famosas e posts que mostram a abertura do usuário a experiências novas. Outra relação se dá entre o número de amigos e interações frequentes e o nível de extroversão da pessoa.”

Embora este seja um espaço para que eu exercite a minha escrita e o meu livre pensar, sempre filtro os assuntos que escolho, as palavras que uso, a maneira como digo algo ou exponho a minha opinião. Não acho que esteja certa ao fazer isso. Só que, infelizmente, as empresas – e as pessoas de um modo geral – vasculham tudo o que fazemos na rede. Hoje estou empregada em um lugar, mas pode ser que amanhã eu esteja em outro. Como não pretendo me desfazer do blog tão cedo – se é que um dia vou fazer isso –, todo este material estará disponível para quem quiser ver. E a verdade é que não quero deixar nada que venha me prejudicar depois.

Voltemos ao estudo. Ele também aponta que há “fortes relações entre os dois materiais [Facebook e o material disponível na rede] e muitas vezes os perfis identificados pelos recrutadores por meio do Facebook foram mais precisos do que outros testes de personalidade comumente usados por profissionais de RH na seleção de candidatos”. Ok, estudo é estudo. Mas discordo citação que fiz dois parágrafos acima.

Dito tudo isso, nem precisava comentar que não sou a favor desse tipo de análise da vida do candidato por parte dos recrutadores. Mas estou ciente de que isso não irá mudar e de que mais empresas irão aderir a essa forma de seleção. Assim, tomo os meus cuidados e encaro a realidade.

Deixe um comentário

