Mestre-cuca. E das boas!

Padrão

Sem falsa modéstia e sem me preocupar com o que poderão dizer, tenho que concordar com o meu marido. Eu cozinho muito bem! =D

Por morar pertinho do trabalho, costumo almoçar em casa. E hoje não foi diferente. Mas quando fui comer, percebi que não me lembrei de fazer arroz de manhã. Como a despensa foi abastecida no dia anterior, um pacotinho de macarrão instantâneo salvaria a minha vida.

Com a água já quase fervendo, fui pegar a carne que deixei separada justamente para o almoço – filé mignon em cubinhos. Para tudo! Filé mignon com macarrão instantâneo?? Um verdadeiro sacrilégio com a carne! Isso deveria ser rapidamente corrigido!

Devolvi o macarrão instantâneo para o armário, peguei um macarrão “de verdade” e aumentei a água da panela. Acrescentei um fio de azeite e sal e pronto. Agora a carne.

Como não tinha muito tempo, temperei na frigideira mesmo enquanto ela já começava a fritar. Um pouco de azeite, “Grill”, pimenta do reino e cebola, alho e salsa desidratados.

Macarrão cozido, hora de fazer o molho. Antes de sair para comer, lembrei de um restaurante em que almoçava na Vila Olímpia, na época em que trabalhava lá – Villa Felice, recomendo! –, que servia um frango à milanesa coberto com farofa de batata assada e parmesão servido com talharim ao molho alfredo com tomates. Resumindo, fiquei com vontade! Nem sei como se faz um molho alfredo, mas sabia exatamente o sabor que eu queria.

Para o molho, uma porção generosa de creme de ricota (também pode ser cream cheese ou requeijão) e uma caixinha de creme de leite, direto no macarrão. Ah! E um pouquinho de noz moscada. Salsinha para decorar e pronto! Comi feliz! E só para te deixar com mais vontade e fazer você correr para a cozinha, a fotinho com o resultado:

Meu delicioso macarrão ao molho de ricota e filé mignon

A pedido da minha amiga Nathalia Roschel, segue a receita mais detalhada para que ela (e quem quiser) possa fazer também! 😉 Importante! Faço tudo de “olhômetro”, então considerem todos os ingredientes a gosto e de acordo com o número de pessoas que serão servidas.

 Ingredientes

Macarrão talharim (pode ser massa fresca, se preferir)
Filé mignon cortados em cubos (mas também pode ser em filés)
1 caixinha de creme de leite
2 colheres de sopa de creme de ricota (acho que foi esta a quantidade que usei. O ingrediente é facilmente encontrado no mercado, lembrando que pode ser substituído por cream cheese ou requeijão)
Azeite
Sal
Pimenta
Noz moscada
Cebola, alho e salsa desidratados (porque é mais prático, mas se puderem usar os temperos frescos, melhor)
Grill (ou outro caldo de carne em pó de sua preferência)

Modo de preparo

– Carne
Leve a frigideira ao fogão em fogo médio, coloque um fio de azeite e acrescente a carne. Em seguida, o caldo de carne, a pimenta e a cebola, o alho e a salsa e mexa. Quando começar a fritar, a carne soltará um pouco de água. Mexa até fritar, mas não deixe que seque completamente. Reserve.

 – Macarrão
Não tem segredo. Colocar água para ferver e, assim que levantar fervura, acrescentar um fio de azeite e sal. Em seguida, colocar o macarrão e dar uma mexida apenas para que ele não fique todo grudado.

Você pode seguir o tempo de cozimento indicado na embalagem. Mas é bom experimentar e se certificar de que ele está al dente – nem muito cozido e nem muito duro. Escorra a água e volte para a panela.

– Molho
Acrescente no macarrão o creme de ricota, o creme de leite e rale um pouquinho de noz moscada por cima. Mexa até ficar um molho uniforme.

Prontinho! Na hora de servir, decore com algumas pitadas de salsinha sobre o macarrão.

Deixe um comentário

