Games são arte?

Padrão
Pac Man: um dos games clássicos dos anos 80, jogado em Atari, que agora faz parte do acervo do MoMA

Pac Man: um dos clássicos dos anos 80, que agora faz parte do acervo do MoMA, em NY

Na semana passada assisti a uma aula que discutimos arte e design. Design pode ser considerado arte? Sim ou não? Ontem me deparei com pergunta semelhante no Link, do Estadão – “Games são arte?”. A matéria falava sobre a iniciativa do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) de criar uma seção dedicada a games como Pac-Man e Sim City.

“A decisão foi considerada ousada mesmo para um dos mais importantes museus de arte do mundo. ‘Estamos muito orgulhosos de anunciar que o MoMA adquiriu uma seleção de 14 games, os primeiros de uma lista de cerca de 40 a serem adquiridos em um futuro próximo’, disse com entusiasmo Paola Antonelli, curadora sênior do departamento de arquitetura e design do MoMA. O museu inaugura oficialmente em 2 de março não apenas a exposição desses itens, mas também uma nova seção para comportá-los.”

Li o texto todo com a pergunta “martelando” na minha cabeça: games são arte? Mas o que é arte? Sem essa definição básica, não consegui prosseguir. Não sou especialista, apenas uma iniciante na arte e no design. Por isso, ajuda é sempre muito bem-vinda! Em uma rápida ida à biblioteca (trabalhar em uma universidade ajudou muito neste caso! 😉 ), peguei o livro História da Arte, de E. H. Gombrich. Quero deixar claro que não pretendo responder à pergunta que motivou este post e sim fazer com que outros também sejam instigados pela mesma dúvida que eu fiquei.

Algumas colocações interessantes sobre arte logo na introdução:

Nada existe realmente a que se possa dar o nome de Arte. Existem somente artistas. Outrora, eram homens que apanhavam um punhado de terra colorida e com ela modelavam toscamente as formas de um bisão na parede de uma caverna; hoje, alguns compram suas tintas e desenham cartazes para tapumes (…). Não prejudica ninguém dar o nome de arte a todas essas atividades, desde que se conserve em mente que tal palavra pode significar coisas muito diversas, em tempos e em lugares diferentes, e que Arte com A maiúsculo não existe. Na verdade, Arte com A maiúsculo passou a ser algo como um bicho-papão, como um fetiche.”

Mas, voltando à minha aula, características como projeto, planejamento, resultado do planejamento e programação visual estão presentes no design. E, evidentemente, fazem parte dos games também, que estão cada vez mais complexos e muito, muito realistas.

Com isso, faço um paralelo com a época em que nem fotografia ou tecnologia existiam. Época esta em que a melhor maneira de reproduzir uma imagem era por meio da pintura. Neste sentido, o game também não seria arte tal qual um quadro? Neste caso, vejo que a diferença está no resultado final, decorrente dos recursos de cada época e do objetivo que atenderam. Hoje temos condições de ter uma imagem muito próxima do real, rica em detalhes, em 3D e, como se não bastasse, interativa.

Por outro lado, o que dizer da interação do público com algumas instalações produzidas por artistas? Eu mesma fui a uma exposição na Pinacoteca assim. Em uma das salas, existia uma quantidade sem fim de bexigas. Era interessante observar as reações das pessoas, correndo pela sala, chutando as bexigas, jogando-as para cima. Outra era uma sala escura, em que deveríamos nos deitar em pufes. Em outra, em uma rede. Toda a exposição era baseada em experiências sensoriais.

Certamente haverá quem estranhe e até não concorde com a decisão do MoMa. Mas é como a reportagem diz: Mas videogame é arte? Para Paola Antonelli,curadora sênior do departamento de arquitetura e design do museu, a resposta é sim e está documentada em um post assinado por ela no blog do MoMA. Quando perguntada a respeito ela não nega, mas enfatiza o caráter de registro que justifica a iniciativa do museu. ‘Não criamos hierarquias. Os videogames são artefatos que realmente representam a cultura e o design da nossa época’, diz (destaque da pessoa que vos escreve).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s